TEXTOS DE MEMÓRIAS DOS ALUNOS DO 8° ANO E.F. DO COLÉGIO EST. SILVIO GOMES DE MELO FILHO - Olimpíada de Língua Portuguesa

Doce Lar

Ah, meu doce lar! Lembro do teu antes, do agora e lembrarei eternamente.
Aqui no sítio onde moro, eu me identifico com uma história bem diferente.
Aqui tem bicho de todo jeito!
À noite, aqui, é mais bela, mais estrelada!
O sol parece mais brilhante e os dias mais claros!
Na fazenda não tem poluição como na cidade e é bem mais calma! Assim também diziam meus vizinhos, meus avós e meus pais.
Eu amo o meu lar e quero viver e aproveitar muito o meu doce lar.


Giovanna França Marques, 8° ano E.F.,
Profª. Cléo Ribeiro
Colégio Est. Silvio Gomes de Melo Filho
O Lugar Onde Me Criaram
Moro em uma pequenina casinha de taipa com o fundo do quintal ampliada com tijolos na beira de um mato. Meus avós adoravam este lugar e eu e meus pais adoramos.
Lembro do mato com árvores altas, baixas e de várias espécies, animais de diversos tamanhos. Onde moro é repleto de vizinhos bons, chatos e até fofoqueiros. Ufa! Eles contam cada uma! Nem parece que falam do mesmo lugar.
Onde moro tem suas ruas esburacadas, com cascalhos; ruas onde ventos sopram forte para soltar pipa. Ah, quantas vezes vivi de verdade minha infância de brincar com bolinhas de gude, soltar pipa, caçar passarinho e andar a cavalo!
Onde moro há pouca fiação elétrica com lâmpadas queimadas,quebradas ou tiradas com bom funcionamento.
O lugar onde moro tem pessoas que caçam confusão à toa... E outras que protegem a família. Mas...
Apesar de tudo, o lugar onde eu moro é tranqüilo. E tem pessoas felizes.


Wendell de Oliveira , 8° ano E.F.
Profª. Cléo Ribeiro
Colégio Est. Silvio Gomes de Melo Filho

Morrinhos Minha Cidade
Fico a me recordar do lugar onde moro...
Eu moro no Estado de Goiás, na Cidade de Morrinhos, no bairro Santos Dumont. Eu gosto muito desse setor, apesar de ser afastado do centro; mas isso não é um problema porque tudo de que eu preciso se encontra aqui, como: supermercados, padarias, praças, farmácias. E até mesmo um campo para lazer nos finais de tardes e aos domingos, onde colegas se encontram para verem uma partida de futebol. Antes, era tudo diferente, como contam as pessoas que nasceram antes de mim.
Ah! Não posso esquecer da minha linda escola, aonde tenho uma boa formação, colegas e amigos de quem gosto tanto; e também os professores que são ótimos como todos os demais que trabalham na escola. E o lanche então? Quanta delícia!


Luana Fernanda da Silva, 8° ano,
Profª. Cléo Ribeiro
Colégio Est. Silvio Gomes de Melo Filho