SEQUÊNCIA DE LEITURA

SEQUÊNCIA DIDÁTICA DE LEITURA:  Ateliê da Leitura
- Apresentação da proposta
- Partir do conhecimento prévio dos alunos
- Contato inicial com os diferentes tipos de leitura
- Produção de leitura e de texto
- Ampliação do repertório e do vocabulário
- Organização e sistematização do conhecimento: estudo detalhado dos elementos de leitura, suas situações e contextos na produção e circulação
- Produção coletiva
- Produção individual
- Revisão e reescrita
O que o professor deve fazer antes de iniciar a sequência didática
• Levantamento do conhecimento prévio sobre o assunto.
• Selecionar textos envolventes para que os alunos leiam.
• Antecipação do tema ou idéia principal a partir do projeto didático.
• Definição dos objetivos da leitura.
• Confirmação ou retificação das antecipações ou expectativas de sentido criadas antes ou durante a leitura.
• Localização ou construção do tema ou da idéia principal.
• Esclarecimento de palavras desconhecidas a partir de inferência ou consulta a dicionário.
• Identificação de palavras-chave para a determinação dos conceitos veiculados.
• Busca de informações complementares em textos de apoio subordinados ao texto principal ou por meio de consulta a enciclopédias, Internet e outras fontes.
• Identificação das pistas linguísticas responsáveis pela continuidade temática ou pela progressão temática.
• Utilização das pistas linguísticas para compreender a hierarquização das proposições, sintetizando o conteúdo do texto.
• Construção do sentido global do texto.
• Identificação das pistas lingüísticas responsáveis por introduzir no texto a posição do autor.
• Identificar referências a outros textos, buscando informações adicionais se necessário.
• Durante a leitura , o professor assume o papel daquele que revela, nas entonações, os efeitos da pontuação, que explicita o costume de um bom leitor de questionar o texto, que instiga o grupo a estabelecer finalidades para a leitura, a se envolver com o enredo, a buscar indícios, a levantar hipóteses, a antecipar, a fazer inferências e a se posicionar diante das idéias do autor.
O que cabe ao professor realizar com sua turma depois da leitura de um texto?
• A leitura de um texto provoca o desejo de compartilhar com outros leitores algumas das impressões que essa experiência tenha provocado. Por essa razão é que se pode dizer que a leitura de um texto convoca cada leitor a dizer sua palavra. Como as idéias que o texto apresenta se relacionam com as do leitor? Como as proposições sustentadas por um autor se relacionam com as de outro? Como o mesmo tema foi abordado em outra época?
Depois da leitura
• Construção da síntese semântica do texto.
• Troca de impressões a respeito dos textos lidos, fornecendo indicações para sustentação de sua leitura e acolhendo outras posições.
• Utilização, em função da finalidade da leitura, do registro escrito para melhor compreensão.
• Avaliação crítica do texto.


Fontes:


KLEIMAN, Angela B. Texto e Leitor. Campinas: Pontes e Editora da UNICAMP, 1989.


___________. Oficina de Leitura. Campinas: Pontes e Editora da UNICAMP, 1993.


SOLÉ, Isabel. Estratégias de leitura. Porto Alegre: ArtMed, 1998.

Nenhum comentário:

Postar um comentário